Plano de carreira é o conjunto de normas que disciplinam o ingresso e instituem oportunidades e estímulos ao desenvolvimento pessoal e profissional dos trabalhadores de forma a contribuir com a qualificação dos serviços prestados pelos órgãos e instituições, constituindo-se em instrumento de gestão da política de pessoal;
É a trajetória do trabalhador desde o seu ingresso no cargo ou emprego até o seu desligamento, regida por regras específicas de ingresso, desenvolvimento profissional, remuneração e avaliação de desempenho.
Conjunto de cargos de mesma hierarquia, classificados a partir do requisito de escolaridade, nível de responsabilidade, conhecimentos, habilidades específicas, formação especializada e experiência profissional.
Posição do servidor na escala de vencimento da carreira em função do nível do cargo e nível de classificação.
É o conjunto de atribuições assemelhadas quanto à natureza das ações e às qualificações exigidas de seus ocupantes, com responsabilidades previstas na estrutura organizacional e vínculo de trabalho estatutário.
É a retribuição pecuniária pelo exercício de um cargo, com valor fixado em lei.
É o vencimento do cargo ou o salário do emprego, acrescido das vantagens pecuniárias estabelecidas em lei.
Diretoria de Recursos Humanos - DIREH - Fiocruz / Créditos