Ainda no aguardo de uma resposta do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) sobre a proposta de escalonamento para nomeação dos novos servidores concursados no final de 2010, a Fundação Oswaldo Cruz segue mobilizada para o ingresso desses novos funcionários. Em decorrência das negociações, que seguem sendo realizadas, a expectativa agora é que no início do segundo semestre deste ano a Fiocruz enfim seja autorizada a iniciar o processo de nomeação e posse, que deve ocorrer de forma fracionada, trimestralmente, em cinco etapas, até o final do primeiro semestre de 2012.
Um dos principais questionamentos dos candidatos ainda não tem resposta definida. Trata-se do critério que será utilizado para convocação dentro de cada cargo e perfis. Esse ajuste será tratado internamente, no âmbito da Fiocruz, de acordo com a resposta dada pelo MPOG. Caso a autorização ocorra em um formato diferente do que a Fundação estipulou, será necessário um rearranjo dessa distribuição, com vistas a suprir as principais prioridades institucionais.
A intenção da Fiocruz é que, apesar da divisão, haja convocação para preenchimento de parte das vagas de todos os cargos já em 2011, ficando um quantitativo restante para 2012. A exceção ocorreria nos cargos de nível médio (Assistente e Técnico) e Especialista, que tem apenas 19 vagas, os quais todos os aprovados devem ser chamados ainda este ano. É proposta da Fundação, também, que cada etapa de convocação contemple candidatos de todos os estados que concursaram funcionários.
A Fiocruz reitera que vem tendo total apoio do Ministério da Saúde (MS) nas negociações com o MPOG. Inclusive, a Secretaria Executiva do MS tem tido frequentes reuniões com o Planejamento e sempre destaca essa demanda. Assim sendo, o entendimento da Fiocruz é que até o mês de julho haja uma definição do escalonamento para que as convocações possam, efetivamente, ser iniciadas.
Dentre as ações de preparação que a Fiocruz tem feito para o recebimento de novos funcionários, destaca-se o programa de integração, que está sendo desenvolvido pela Diretoria de Recursos Humanos (Direh). A iniciativa visa ambientar os concursados aprovados da melhor maneira possível, dando-lhes os subsídios necessários para o ingresso funcional na instituição.
Leia todas as notícias publicadas.