Manual do Servidor FIOCRUZ

Notícias

Definição sobre escalonamento dos concursados deve ocorrer em julho

01.06.11

Ainda no aguardo de uma resposta do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) sobre a proposta de escalonamento para nomeação dos novos servidores concursados no final de 2010, a Fundação Oswaldo Cruz segue mobilizada para o ingresso desses novos funcionários. Em decorrência das negociações, que seguem sendo realizadas, a expectativa agora é que no início do segundo semestre deste ano a Fiocruz enfim seja autorizada a iniciar o processo de nomeação e posse, que deve ocorrer de forma fracionada, trimestralmente, em cinco etapas, até o final do primeiro semestre de 2012.

Um dos principais questionamentos dos candidatos ainda não tem resposta definida. Trata-se do critério que será utilizado para convocação dentro de cada cargo e perfis. Esse ajuste será tratado internamente, no âmbito da Fiocruz, de acordo com a resposta dada pelo MPOG. Caso a autorização ocorra em um formato diferente do que a Fundação estipulou, será necessário um rearranjo dessa distribuição, com vistas a suprir as principais prioridades institucionais.

A intenção da Fiocruz é que, apesar da divisão, haja convocação para preenchimento de parte das vagas de todos os cargos já em 2011, ficando um quantitativo restante para 2012. A exceção ocorreria nos cargos de nível médio (Assistente e Técnico) e Especialista, que tem apenas 19 vagas, os quais todos os aprovados devem ser chamados ainda este ano. É proposta da Fundação, também, que cada etapa de convocação contemple candidatos de todos os estados que concursaram funcionários.

A Fiocruz reitera que vem tendo total apoio do Ministério da Saúde (MS) nas negociações com o MPOG. Inclusive, a Secretaria Executiva do MS tem tido frequentes reuniões com o Planejamento e sempre destaca essa demanda. Assim sendo, o entendimento da Fiocruz é que até o mês de julho haja uma definição do escalonamento para que as convocações possam, efetivamente, ser iniciadas.

Dentre as ações de preparação que a Fiocruz tem feito para o recebimento de novos funcionários, destaca-se o programa de integração, que está sendo desenvolvido pela Diretoria de Recursos Humanos (Direh). A iniciativa visa ambientar os concursados aprovados da melhor maneira possível, dando-lhes os subsídios necessários para o ingresso funcional na instituição.

Site especial será lançado para os concursados


Com o intuito de melhorar a comunicação e fornecer mais informações sobre o andamento do concurso aos interessados e à sociedade como um todo, a Direh vem trabalhando no desenvolvimento de uma ferramenta específica para informações acerca deste processo seletivo. Trata-se do Guia de Admissão e Integração do Servidor (Gais), um serviço eletrônico, via internet, que além de conter informações relevantes, funcionará como um sistema que auxiliará os candidatos nas próximas etapas.

Posteriormente ao seu lançamento, todos os 850 aprovados receberão senhas e além da seção de informações gerais terão acesso a um conteúdo exclusivo e personalizado, pelo qual poderão tirar as mais diversas dúvidas, agendar a realização do exame admissional e posse e executar diversas outras funções, podendo, ainda, acessar o cronograma de nomeações por cargos.

A versão inicial do site será lançada na primeira quinzena de junho e haverá ampla divulgação nos principais canais do concurso. Acesse aqui uma seção com perguntas mais frequentes.

tags: concurso público, concurso 2010, Fórum de RH, manual do servidor, saúde do Trabalhador 

 

Leia todas as notícias publicadas.

 

Voltar



Imprima esta página

Mudou de endereço? Foi redistribuído? Ganhou promoção?

Quais são os casos previstos em lei de substituição de chefia?
R: Os servidores investidos em cargo ou função de direção ou chefia e os ocupantes de cargo de Natureza Especial, terão substitutos, indicados em regimento interno, ou designados previamente pelo dirigente máximo do órgão ou entidade. Saiba mais.

Como fazer a remoção de um servidor, com ou sem mudança de sede?
R: O interessado deve fazer um requerimento justificando a sua remoção (a pedido), dirigido à sua chefia imediata e ao Diretor de sua Unidade de origem para autorização de seu deslocamento, com a devida anuência do Setor ou Unidade que irá acolher o requerente. Saiba mais.

O que é necessário para solicitar o afastamento para cursos de pós-graduação?
R: O servidor precisa obter autorização da Direção da Unidade, bem como a declaração da Instituição de ensino contendo o nome do Curso e o período a ser realizado, entre outras documentações. Saiba mais

 

Veja todas as perguntas e respostas

Fundação Oswaldo Cruz - Diretoria da Recursos Humanos
Av. Brasil, 4365 - Pavilhão Figueiredo de Vasconcelos/ Sala 215 Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 21040-360 Tel: (21) 3836-2200/ Fax: (21) 3836-2180 | Ouvidoria Fiocruz