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Fiocruz realiza avaliação de desempenho individual e institucional cumprindo novas regras

26.11.10

Após pouco mais de um mês de operações, terminou no último dia 17 de novembro a Avaliação de Desempenho da Fiocruz em 2010. Desde a implantação do Plano de Carreiras da Fundação, em 2006, esta foi a primeira vez que a avaliação foi aplicada com base nas novas regras e contemplou a todos os servidores que cumprissem os pré-requisitos estabelecidos em Lei. Fato que possibilitou um importante ganho: a regularização da situação de mais de 1,5 mil concursados que ingressaram na instituição após esse período. Até então, estes servidores recebiam apenas metade do valor referente à gratificação da avaliação individual. Com tal regularização, estes servidores terão ganhos, em média, superiores a trezentos reais no componente individual da avaliação.

O outro aspecto que compõe a Gratificação de Desempenho (GDACTSP), além da avaliação individual, é a avaliação institucional, que equivale a até 80% da pontuação recebida. A Fiocruz elaborou uma aferição institucional mais curta, observando o desempenho alcançado entre janeiro e setembro, para que a gratificação fosse lançada na folha ainda em novembro, evitando que caíssem em restos a pagar, o que acarretaria pequenas perdas aos servidores neste ano.  A Fiocruz obteve a excelente nota 97,9 (sobre 100), referente à proporção de alcance das metas estabelecidas para 2010. Convertido em pontos, este montante ficou em 78,32 de 80 possíveis, valor fixo que será atribuído a todos os servidores que concluíram a avaliação, com acréscimo dos pontos variáveis obtidos no aspecto individual.

O novo modelo de avaliação foi realizado integralmente pela internet, o que otimizou o processamento das informações. Outras mudanças também foram marcantes como a inovação na atribuição de notas e mudança de papel da Comissão de Avaliação de Desempenho. Vale destacar o fundamental apoio de todos os Serviços de Recursos Humanos (SRHs) das unidades, que auxiliaram a Direh na condução de toda a avaliação, e da equipe da Coordenação de Gestão em Tecnologia da Informação (CGTI/Presidência), que desenvolveu o sistema utilizado nesse processo.

Relembre as etapas da Avaliação de Desempenho 2010


Como tem sido amplamente noticiado, em função da publicação do Decreto nº 7.133/2010 houve mudanças na forma adotada para a realização da Avaliação de Desempenho deste ano. O novo modelo foi construído com base nas diretrizes estabelecidas e apresentado em todas as unidades pela direção da Direh, atuando sempre em parceria com os SRHs locais. No período de 28 de agosto a 15 de outubro deste ano, todas as 22 unidades foram visitadas para discussão e apresentação do formato.

Em geral, no período de 14 de outubro a 17 de novembro, cada servidor em condições de ser avaliado elaborou um relatório de atividades e preencheu sua autoavaliação. Em seguida, avaliou seus colegas de trabalho, incluindo chefia ou líder, e foi avaliado pelos mesmos, em uma mecânica prevista pelo Governo Federal e chamada de avaliação 360º. Por fim, todos puderam ter ciência de sua avaliação individual para validar os dados ou pedir reconsideração, encerrando, assim, a última etapa.  Ao término da avaliação, coube à Direh o processamento dos dados para lançamento dos resultados no Siapenet.

É válido lembrar que os valores da gratificação de desempenho com base nessa nova avaliação irão gerar efeitos financeiros a partir da folha de novembro, paga no início de dezembro. Nos casos em que houve pedido de reconsideração, caso haja mudanças, os valores serão reajustados e pagos de forma retroativa.

Modelo deverá receber novos ajustes no próximo ano


A direção da Direh ressalta que a aplicação deste modelo foi um importante salto para que a Avaliação de Desempenho passe a ser um instrumento utilizado também para o planejamento de ações em RH, estruturação de carreiras e capacitação, além da remuneração. Um dos principais ganhos deste novo método será a possibilidade de alinhamento das metas individuais e institucionais. Para tanto, no início de 2011 será deflagrado o processo de pactuação das metas individuais entre servidores e chefias para o ano, o que possibilitará maior objetividade na avaliação do desempenho dos trabalhadores ao término deste período.

A Presidência e a Direh agradecem a cada parceiro na realização da Avaliação 2010 e a todos os servidores que participaram deste processo, já contando com um novo envolvimento de todos nas próximas ações.

tags: Recursos Humanos, Forum_RH, Forum RH, Manual do Servidor 

 

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R: Os servidores investidos em cargo ou função de direção ou chefia e os ocupantes de cargo de Natureza Especial, terão substitutos, indicados em regimento interno, ou designados previamente pelo dirigente máximo do órgão ou entidade. Saiba mais.

Como fazer a remoção de um servidor, com ou sem mudança de sede?
R: O interessado deve fazer um requerimento justificando a sua remoção (a pedido), dirigido à sua chefia imediata e ao Diretor de sua Unidade de origem para autorização de seu deslocamento, com a devida anuência do Setor ou Unidade que irá acolher o requerente. Saiba mais.

O que é necessário para solicitar o afastamento para cursos de pós-graduação?
R: O servidor precisa obter autorização da Direção da Unidade, bem como a declaração da Instituição de ensino contendo o nome do Curso e o período a ser realizado, entre outras documentações. Saiba mais

 

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