A Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (SRH/MPOG) comunica a implantação de uma nova sistemática de consignação em folha de pagamento direcionada a servidores públicos ativos, aposentados e pensionistas no Sistema Integrado de Administração de Pessoal, o Siape.
Esse novo modelo, em operação desde o último dia 4 de outubro, está sendo implantado por medidas de segurança e objetivando o aumento de transparência nas informações de descontos efetuados na folha e autorizações de consignação. Agora, o servidor terá acesso a essas informações e as operações serão realizadas somente sob a sua permissão, por meio de senha individual.
A implantação acontecerá de forma gradativa, a partir da adesão de cada consignatária na modalidade online no sistema. O primeiro passo é a obtenção de sua senha pessoal. Há três maneiras de se obter a senha:
- Solicitação pelo Portal Siapenet, nos módulos Servidor ou Pensionista (acessar consignações);
- Há uma senha impressa no contracheque do mês de setembro, que deverá ser desbloqueada por meio do número de atendimento da Central de Serviços Serpro (CSS): 0800-978-2328.
- Ou diretamente pela CSS, no número 0800-978-2328.
Há ainda algumas recomendações aos usuários quanto à obtenção e utilização de sua senha pessoal:
- Em caso de obtenção de senha pessoal para consignações, utilizar somente as opções anteriores;
- Evite transtornos na geração de sua senha utilizando o Portal Siapenet (a Central de Serviços pode ficar indisponível por conta de picos de atendimento, acarretando demora e/ou queda de ligação);
- A senha para consignações é pessoal e intransferível, sendo de responsabilidade de cada servidor ou pensionista a sua guarda e zelo na utilização. Eventuais prejuízos causados pelo mau uso da senha por terceiros serão de inteira responsabilidade do usuário;
- A utilização da senha em uma operação de consignação deve ser feita pelo próprio servidor ou pensionista, pois representa a autorização para a efetivação da transação e consequente desconto em folha de pagamento;
- Caso haja necessidade, contate a Central de Serviços (0800) fora do horário comercial para melhor atendimento.
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