Após consultar o Serviço de Pagamento (Sepag)/DARH, a Diretoria de Recursos Humanos (Direh) confirma a manutenção do adicional de insalubridade nos contracheques de dezembro, conforme a Presidência da Fiocruz havia antecipado por meio de nota da CCS. A manutenção dos adicionais neste mês foi um compromisso do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), após longas negociações da Presidência da Fundação. O adiamento do corte impede que o os servidores sofram perdas no seu 13º salário. Para que a quantia referente ao adicional de insalubridade fosse devidamente creditada na folha de cada servidor, a equipe da Direh, em especial do Sepag, trabalhou exaustivamente na última sexta-feira (18), realizando mutirão que se estendeu até a noite.
A partir de janeiro de 2010, os laudos de avaliações ambientais elaborados pela Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST) passarão a ser aplicados. Cabe frisar que não compete à CST a definição dos critérios para concessão ou não dos adicionais, a Coordenação simplesmente cumpre as regras estabelecidas pela legislação em vigor, para tal. O pleito da Presidência é que esses parâmetros legais para concessão do adicional de insalubridade sejam revistos. Para isso, as informações obtidas pelo estudo do método Matriz de Corvalan, aplicado na Fundação durante todo ano de 2009, deverão ser utilizadas.
A Direh reconhece publicamente o esforço de sua equipe e agradece a todos pelo empenho e dedicação demonstrados especialmente durante os dois dias de paralisação (15 e 16/12) e na última sexta-feira (18/12).
Leia todas as notícias publicadas.