Manual do Servidor FIOCRUZ

Notícias

INSS adia cronograma para centralização das aposentadorias de órgãos federais

31.03.22

Em 2021, o governo federal iniciou o processo de centralização de aposentadorias de seus órgãos, por meio do Decreto n° 10.620. Na prática, a medida visa transferir a gestão das aposentadorias e pensões de servidores hoje realizadas pelas autarquias e fundações públicas para o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). A Fiocruz está entre as 161 instituições públicas que deverão realizar a migração de seus processos e o cronograma original indicava a mudança para junho deste ano, sendo setembro o prazo final para consolidação e todo o processo em âmbito nacional.

Tratando e acompanhando o assunto, o Gabinete da Presidência da Fiocruz, com auxílio da Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (Cogepe), solicitou postergação do prazo de todo o processo, via ofício direcionado ao coordenador-geral de Centralização do RPPS da União, Jobson Sales. Em resposta ao documento, o representante do governo federal informou que a migração passa por novos estudos técnicos e indicou postergação do prazo. Segundo o documento, um novo cronograma atualizado será informado aos órgãos logo que definido. A Presidência da Fiocruz também solicitou agenda junto ao INSS e ao Ministério da Economia para fazer gestões pela interrupção do processo ou prorrogação máxima do prazo.

A Presidência e a Cogepe seguirão trabalhando em função do decreto e manterão a comunidade interna atualizada acerca de novas definições e procedimentos a serem adotados.

tags: Manual do servidor 

 

Leia todas as notícias publicadas.

 

Voltar



Imprima esta página

Mudou de endereço? Foi redistribuído? Ganhou promoção?

Quais são os casos previstos em lei de substituição de chefia?
R: Os servidores investidos em cargo ou função de direção ou chefia e os ocupantes de cargo de Natureza Especial, terão substitutos, indicados em regimento interno, ou designados previamente pelo dirigente máximo do órgão ou entidade. Saiba mais.

Como fazer a remoção de um servidor, com ou sem mudança de sede?
R: O interessado deve fazer um requerimento justificando a sua remoção (a pedido), dirigido à sua chefia imediata e ao Diretor de sua Unidade de origem para autorização de seu deslocamento, com a devida anuência do Setor ou Unidade que irá acolher o requerente. Saiba mais.

O que é necessário para solicitar o afastamento para cursos de pós-graduação?
R: O servidor precisa obter autorização da Direção da Unidade, bem como a declaração da Instituição de ensino contendo o nome do Curso e o período a ser realizado, entre outras documentações. Saiba mais

 

Veja todas as perguntas e respostas

Fundação Oswaldo Cruz - Diretoria da Recursos Humanos
Av. Brasil, 4365 - Pavilhão Figueiredo de Vasconcelos/ Sala 215 Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 21040-360 Tel: (21) 3836-2200/ Fax: (21) 3836-2180 | Ouvidoria Fiocruz