Manual do Servidor FIOCRUZ

Notícias

Presidência tem primeira reunião com novo secretário da SEGRT/MPOG

22.07.16

Na última quarta-feira (20) a Presidência da Fiocruz se reuniu pela primeira vez com o novo secretário de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho (SEGRT), do Ministério do Planejamento (MPOG), Augusto Akira Chiba. Estiveram presentes o vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Pedro Barbosa, e o diretor de Recursos Humanos, Juliano Lima.  O principal objetivo da reunião foi garantir a sequência das discussões em torno dos compromissos firmados no acordo 20/2015 entre MPOG, Asfoc-SN e Fiocruz. Com nova metodologia de negociação, o secretário reuniu-se separadamente com a Presidência da Fiocruz e, em sequência, com o Sindicato (Asfoc-SN).

O Vice-presidente Pedro Barbosa contextualizou a inserção da Fiocruz como importante órgão de Estado nos campos da Saúde e da Ciência e Tecnologia e destacou a importância da valorização dos trabalhadores para o avanço institucional. Neste sentido ressaltou a importância do acordo firmado no que diz respeito ao reajuste salarial, à implantação dos novos requisitos para as gratificações de qualificação (GQs) e para os avanços na discussão sobre o Reconhecimento de Resultados de Aprendizagem (RRA), com vistas à sua aprovação em próximo processo negocial. Frisou, ainda, a necessidade de manutenção do diálogo sobre o plano de carreiras em campos não contemplados na última negociação, como a carreira da pesquisa na instituição. Augusto Chiba informou que permanecerá aberto ao diálogo, mas deixou claras as restrições observadas no campo econômico do país.


Discussões sobre RRA estão mantidas


O tema da introdução de novas formas de reconhecimento das qualificações para os cargos de Tecnologista e Analista, o RRA, ocupou boa parte da reunião. O vice-presidente explanou sobre a importância de não se restringir apenas à titulação acadêmica as formas de reconhecimento das competências adquiridas nestas carreiras. O secretário demonstrou conhecimento sobre o assunto, apresentando suas impressões sobre tais iniciativas em outros órgãos, como os Institutos Federais de Ensino. Ao final da reunião, Chiba comprometeu-se em dar prosseguimento às discussões e informou que convocará nova reunião após analisar os documentos enviados pela Diretoria de Recursos Humanos (Direh)/Fiocruz à equipe técnica da SEGRT, no ano passado. A princípio o novo encontro deve ocorrer em outubro.

Debates internos sobre o tema avançam a partir de agosto


Conforme já noticiado, a Direh dará sequência aos debates internos sobre as carreiras em paralelo às negociações com o MPOG. Em agosto está programado um seminário que aprofundará as discussões sobre o RRA, com vistas a promover um consenso interno sobre os critérios e requisitos a serem adotados no caso da implantação do novo mecanismo. Convidado a participar, o MPOG se comprometeu a confirmar presença até a próxima segunda-feira (25). Como desdobramento do seminário, será realizado também um fórum de debates on line e uma consulta pública, entre os trabalhadores, para discussões e formulações de proposta do documento final. Processo semelhante está programado para a carreira de pesquisa, cujo seminário de início ocorrerá em setembro.


tags: negociação, manual do servidor, RH, carreira, plano fiocruz, MNP 

 

Leia todas as notícias publicadas.

 

Voltar



Imprima esta página

Mudou de endereço? Foi redistribuído? Ganhou promoção?

Quais são os casos previstos em lei de substituição de chefia?
R: Os servidores investidos em cargo ou função de direção ou chefia e os ocupantes de cargo de Natureza Especial, terão substitutos, indicados em regimento interno, ou designados previamente pelo dirigente máximo do órgão ou entidade. Saiba mais.

Como fazer a remoção de um servidor, com ou sem mudança de sede?
R: O interessado deve fazer um requerimento justificando a sua remoção (a pedido), dirigido à sua chefia imediata e ao Diretor de sua Unidade de origem para autorização de seu deslocamento, com a devida anuência do Setor ou Unidade que irá acolher o requerente. Saiba mais.

O que é necessário para solicitar o afastamento para cursos de pós-graduação?
R: O servidor precisa obter autorização da Direção da Unidade, bem como a declaração da Instituição de ensino contendo o nome do Curso e o período a ser realizado, entre outras documentações. Saiba mais

 

Veja todas as perguntas e respostas

Fundação Oswaldo Cruz - Diretoria da Recursos Humanos
Av. Brasil, 4365 - Pavilhão Figueiredo de Vasconcelos/ Sala 215 Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 21040-360 Tel: (21) 3836-2200/ Fax: (21) 3836-2180 | Ouvidoria Fiocruz