Notícias
Presidência tem primeira reunião com novo secretário da SEGRT/MPOG
22.07.16
Na última quarta-feira (20) a Presidência da Fiocruz se reuniu pela primeira vez com o novo secretário de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho (SEGRT), do Ministério do Planejamento (MPOG), Augusto Akira Chiba. Estiveram presentes o vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Pedro Barbosa, e o diretor de Recursos Humanos, Juliano Lima. O principal objetivo da reunião foi garantir a sequência das discussões em torno dos compromissos firmados no acordo 20/2015 entre MPOG, Asfoc-SN e Fiocruz. Com nova metodologia de negociação, o secretário reuniu-se separadamente com a Presidência da Fiocruz e, em sequência, com o Sindicato (Asfoc-SN).
O Vice-presidente Pedro Barbosa contextualizou a inserção da Fiocruz como importante órgão de Estado nos campos da Saúde e da Ciência e Tecnologia e destacou a importância da valorização dos trabalhadores para o avanço institucional. Neste sentido ressaltou a importância do acordo firmado no que diz respeito ao reajuste salarial, à implantação dos novos requisitos para as gratificações de qualificação (GQs) e para os avanços na discussão sobre o Reconhecimento de Resultados de Aprendizagem (RRA), com vistas à sua aprovação em próximo processo negocial. Frisou, ainda, a necessidade de manutenção do diálogo sobre o plano de carreiras em campos não contemplados na última negociação, como a carreira da pesquisa na instituição. Augusto Chiba informou que permanecerá aberto ao diálogo, mas deixou claras as restrições observadas no campo econômico do país.
Discussões sobre RRA estão mantidas
O tema da introdução de novas formas de reconhecimento das qualificações para os cargos de Tecnologista e Analista, o RRA, ocupou boa parte da reunião. O vice-presidente explanou sobre a importância de não se restringir apenas à titulação acadêmica as formas de reconhecimento das competências adquiridas nestas carreiras. O secretário demonstrou conhecimento sobre o assunto, apresentando suas impressões sobre tais iniciativas em outros órgãos, como os Institutos Federais de Ensino. Ao final da reunião, Chiba comprometeu-se em dar prosseguimento às discussões e informou que convocará nova reunião após analisar os documentos enviados pela Diretoria de Recursos Humanos (Direh)/Fiocruz à equipe técnica da SEGRT, no ano passado. A princípio o novo encontro deve ocorrer em outubro.
Debates internos sobre o tema avançam a partir de agosto
Conforme já noticiado, a Direh dará sequência aos debates internos sobre as carreiras em paralelo às negociações com o MPOG. Em agosto está programado um seminário que aprofundará as discussões sobre o RRA, com vistas a promover um consenso interno sobre os critérios e requisitos a serem adotados no caso da implantação do novo mecanismo. Convidado a participar, o MPOG se comprometeu a confirmar presença até a próxima segunda-feira (25). Como desdobramento do seminário, será realizado também um fórum de debates on line e uma consulta pública, entre os trabalhadores, para discussões e formulações de proposta do documento final. Processo semelhante está programado para a carreira de pesquisa, cujo seminário de início ocorrerá em setembro.
tags: negociação, manual do servidor, RH, carreira, plano fiocruz, MNP
Leia todas as notícias publicadas.
Voltar