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Novas regras para pensão por morte passam a valer

06.03.15

Desde 1º de março o pagamento de pensão por morte aos cônjuges dos servidores públicos federais está sujeito ao novo regramento estabelecido pela Medida Provisória 664/2014. Para as mudanças propostas se tornarem definitivas, a MP deverá ainda ser aprovada pelo Congresso Nacional.

 

Entre as alterações instituídas pela MP destacam-se a inclusão de uma carência de 24 contribuições mensais que estará sujeita a concessão do benefício, ressalvada a morte por acidente do trabalho, doença profissional ou do trabalho, a inclusão de um tempo mínimo (dois anos) de casamento ou união estável para que o cônjuge possa gozar do benefício da pensão e um novo cálculo para definir o tempo de duração da pensão por morte.

 

O cálculo leva em consideração a expectativa de sobrevida do beneficiário na data do óbito do servidor ou aposentado. Antes da edição da MP, a pensão por morte do servidor federal devida ao cônjuge ou companheiro era sempre vitalícia e, temporária, para os filhos ou enteados de até 21 anos ou, se inválidos, enquanto durasse a invalidez.

 

Confira o quadro comparativo, produzido pelo Serviço de Legislação e Análise de Processos (Selap/Direh), entre o antes e o depois da edição da Medida Provisória em relação à Lei 8.112/90.

tags: pensão, manual do servidor, aposentado 

 

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Quais são os casos previstos em lei de substituição de chefia?
R: Os servidores investidos em cargo ou função de direção ou chefia e os ocupantes de cargo de Natureza Especial, terão substitutos, indicados em regimento interno, ou designados previamente pelo dirigente máximo do órgão ou entidade. Saiba mais.

Como fazer a remoção de um servidor, com ou sem mudança de sede?
R: O interessado deve fazer um requerimento justificando a sua remoção (a pedido), dirigido à sua chefia imediata e ao Diretor de sua Unidade de origem para autorização de seu deslocamento, com a devida anuência do Setor ou Unidade que irá acolher o requerente. Saiba mais.

O que é necessário para solicitar o afastamento para cursos de pós-graduação?
R: O servidor precisa obter autorização da Direção da Unidade, bem como a declaração da Instituição de ensino contendo o nome do Curso e o período a ser realizado, entre outras documentações. Saiba mais

 

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