Na manhã do dia 8/5 (terça-feira) o diretor de Recursos Humanos, Juliano Lima, e o secretário executivo da Mesa de Negociação Permanente da Fiocruz (MNP), Henrique Vitalino, representaram a Presidência em Brasília em uma reunião preparatória para a mesa entre Fiocruz, Asfoc-SN e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), que ocorrerá no próximo dia 15/5. O secretário de Relações do Trabalho no Serviço Público, Sérgio Mendonça, e a secretária adjunta, Marcela Tapajós, representaram o MPOG, enquanto Rúbio Cezar da Cruz compareceu em nome do Ministério da Saúde (MS). No encontro foram apreciadas as reivindicações protocoladas pelo sindicato junto ao MPOG, conforme pactuação feita na reunião de 12/4, também na capital.
A participação direta do secretário de Relações do Trabalho, e a manutenção de representante do MS no novo encontro já demonstram mudanças positivas nas negociações com o Governo em relação aos anos anteriores. Durante a reunião, o diretor de RH reiterou as ponderações documentadas, destacando a importância de se atender às demandas que gerem ganhos imediatos e, além disso, apontar perspectivas mais estruturantes para readequações na carreira em médio prazo. O que possibilita avanços mais substanciais e a manutenção desse canal de negociações com o Governo em prol da Fiocruz e de seus trabalhadores.
Sérgio Mendonça reconheceu a importância estratégica da Fiocruz e demonstrou compreender a perspectiva apresentada pela Fiocruz para as negociações. Entretanto, o secretário ponderou que a conjuntura econômica do país influenciará nas negociações e que, após interação com o sindicato no próximo dia 15/5, serão necessárias análises mais apuradas quanto à viabilidade e a temporalidade das propostas que estão pautadas, bem como definição de prioridades. Ele destacou que a demanda do executivo para o Governo é algo em torno de R$ 67 bilhões e que o prazo para as definições negociais segue sendo o fim de julho, época de fechamento da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2013.
A próxima reunião da mesa de negociações foi confirmada para o dia 15/5, com participação da Asfoc-SN. Na ocasião, o sindicato deverá expor detalhadamente suas reivindicações para que o debate iniciado nessa reunião do dia 8 seja retomado e aprofundado. A pauta deverá traçar o impacto orçamentário da negociação e conduzirá as próximas reuniões da mesa.
Durante a ida à Capital Federal, os representantes da Fiocruz também demonstraram preocupação em relação ao trâmite do PL 2203, que deverá passar por audiência pública prevista para acontecer ainda em maio. A importância de intensa atuação do Executivo em agilizar esse andamento foi destacada por conta da data de vigência do mesmo, prevista para julho deste ano. Como desdobramento, foi acertada uma ação conjunta entre as assessorias parlamentares da Fiocruz, que é coordenada pela Diretoria Regional de Brasília (Direb), e do MPOG. Antes do retorno ao Rio, Juliano e Henrique ainda se reuniram com a assessora parlamentar da Fundação, Monica Giovanini, e trataram detalhes desta importante interlocução.
Leia todas as notícias publicadas.