Ensino
O Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação e Saúde para Infância (NEP) da Creche Fiocruz tem por finalidade consolidar um espaço de reflexão que possibilite a ampliação dos saberes e fazeres da educação infantil, bem como sistematizar o conhecimento socialmente produzido. Este espaço é garantido no Regimento Interno da Creche Fiocruz, de 24/09/1993, Capítulo VII, artigos 34, 35 e 36.
Dando prosseguimento à tradição histórica de ensino e pesquisa da Fiocruz, a Creche Fiocruz transforma seu espaço de cuidar e educar em também local de construção de conhecimento científico e de formação permanente dos trabalhadores.
Além disso, incentiva a participação dos trabalhadores em congressos, publicações de artigos em anais de congressos, livros e revistas de educação e na busca por formações acadêmicas (como em programadas de pós-graduação latu e stricto sensu).
I. Curso de Desenvolvimento Profissional em Educação Infantil
Organizado por áreas de conhecimentos interligadas, com ênfase em educação e saúde. De perspectiva interdisciplinar contribui para a formação continuada do educador-pesquisador, tendo em vista a metodologia que envolve o permanente movimento de ação-reflexão-ação.
Ministrado de forma interativa, os alunos participam ativamente do processo de construção de conhecimento trazendo e discutindo suas experiências. Um dos pré-requisitos para a participação no curso é o nível médio completo.
A distribuição das vagas ocorre da seguinte forma: 75% para rede pública, comunitária, filantrópica e/ou confessional; 20% para demais interessados que estejam ou não atuando com a educação infantil 5% para trabalhadores da Creche Fiocruz.
O propósito deste curso é oportunizar a integração de saberes e articulação entre teoria e prática do cuidar e o educar de criança, à medida que compreendemos estes dois conceitos básicos e integrados, como necessidades fundamentais no processo de desenvolvimento integral da criança.
II. Projeto Conhecendo Melhor a Criança
Desenvolvido através de palestras e mesas-redondas em torno da educação infantil, educação especial e formação profissional. Coordenado pela equipe da creche e voltado para os pais, educadores e a comunidade interessada. Para esse encontro são convidados profissionais de áreas específicas e os temas são extraídos do interesse dos pais e educadores.
III – Seminário Interno
Reuniões anuais em que todos os profissionais da creche participam. São discutidos temas importantes para o trabalho e a integração do grupo. Visa possibilitar aos trabalhadores uma avaliação constante de sua práxis, favorecendo assim o (re) pensar de seu saber-fazer e a construção contínua da proposta política pedagógica.