GAIS

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Nomeação, Posse e Efetivo Exercício

Após o resultado final da classificação nas etapas de provas e comprovada a aptidão no exame médico, o candidato deverá agendar a data de sua posse para, comprovados todos os requisitos para investidura, assumir o cargo e entrar em efetivo exercício da função para a qual foi nomeado.

Ao ingressar na instituição, os servidores deverão cumprir o estágio probatório. Essa condição consiste em um período de trinta e seis meses, a contar da nomeação, no qual o desempenho do servidor é avaliado periodicamente (a cada seis meses de efetivo exercício), com vistas a verificar sua adequação às exigências do cargo. São avaliados fatores como: assiduidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade e responsabilidade. A aprovação no estágio probatório é uma das condições para permanência do cargo e obtenção da estabilidade. 

Para entender e acompanhar todos os trâmites daqui em diante e se preparar adequadamente confira nesta seção todos os procedimentos para nomeação, posse e efetivo exercício.