GAIS

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
A Fiocruz

Uma instituição a serviço da vida

E-mail Imprimir PDF

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é uma instituição de ciência e tecnologia em saúde, vinculada ao Ministério da Saúde e visa, por meio de suas diversas ações, contribuir para a promoção da saúde e o desenvolvimento social, gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico, sendo um agente da cidadania.

Criada em 25 de maio de 1900 - com o nome de Instituto Soroterápico Federal - a Fiocruz nasceu com a missão de combater os grandes problemas da saúde pública brasileira. Para isso, moldou-se ao longo de sua história como centro de conhecimento da realidade do País e de valorização da medicina experimental.

A Fundação abriga atividades que incluem o desenvolvimento de pesquisas; a prestação de serviços hospitalares e ambulatoriais de referência em saúde; a fabricação de vacinas, medicamentos, reagentes e kits de diagnóstico; o ensino e a formação de recursos humanos; a informação e a comunicação em saúde, ciência e tecnologia; o controle da qualidade de produtos e serviços; a implementação de programas sociais e parcerias técnicas.

A Fiocruz tem sua sede estabelecida no campus situado em Manguinhos, Zona Norte do Rio de Janeiro. Em torno dos três prédios históricos do antigo Instituto Soroterápico Federal – o Pavilhão Mourisco, o Pavilhão do Relógio e a Cavalariça - funcionam nove de suas 15 unidades técnico-científicas e duas das unidades de apoio técnico-administrativas. Outras seis unidades finalísticas situam-se nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Manaus e Curitiba. 

Existem ainda novas unidades que estão em estruturação, como parte do projeto de expansão nacional da Fiocruz em atenção às políticas de desconcentração da pesquisa e formação de recursos humanos, promovidas pelo Governo Federal. Novas unidades da Fiocruz estão em implantação nos seguintes estados: Mato Grosso do Sul, Ceará, Rondônia e Piauí, tendo algumas, inclusive, concursado candidatos em 2010.

Afora a sua estrutura física, a Fiocruz está presente em todo o território brasileiro, seja por intermédio do suporte ao Sistema Único de Saúde (SUS), na formulação de políticas públicas de saúde, no ensino, nas expedições científicas ou no alcance de seus serviços e produtos em saúde.

Finalmente, a Fiocruz se destaca, ainda, como principal executor do país da cooperação internacional na área da saúde, atuando prioritariamente nos países da América Latina, da África e da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, tendo recentemente implantado um escritório em Moçambique.

Missão institucional

"Produzir, disseminar e compartilhar conhecimentos e tecnologias voltados para o fortalecimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) e que contribuam para a promoção da saúde e da qualidade de vida da população brasileira, para a redução das desigualdades sociais e para a dinâmica nacional de inovação, tendo a defesa do direito à saúde e da cidadania ampla como valores centrais".

Missão aprovada no VI Congresso Interno, realizado em 2010.

Confira aqui a história da Fiocruz em linha do tempo

Última atualização em Sex, 01 de Julho de 2011 10:49